Secretária da Educação Suely Vilela apresenta dados sobre educação infantil à Comissão Permanente da Educação

A secretária apresentou dados de atendimento na faixa etária de creche e propôs reunir-se com a Comissão e apresentar os projetos de lei do Executivo na área da Educação, para discuti-los e receber sugestões.
Secretária da Educação Suely Vilela  apresenta dados sobre educação infantil à Comissão Permanente da Educação

Foto: Thaisa Coroado

A Comissão Permanente de Educação ouviu nesta terça-feira, 22 de agosto, a secretária da Educação Suely Vilela. Que veio à Câmara Municipal apresentar o Plano de Expansão da Educação Municipal. Estiveram presentes a Presidente da Comissão, Vereadora Gláucia Berenice (PSDB), e os membros Adauto Marmita (PR), Alessandro Maraca (PMDB), João Batista (PP). Participaram também da reunião os vereadores Fabiano Guimarães (DEM) e Luciano Mega (PDT).

A secretária apresentou dados de atendimento na faixa etária de creche, com total de 5.205 matrículas. Em 2017, foram criadas 511 vagas de creche, e o objetivo é que sejam criadas 4.661 vagas no total até 2021. Atualmente, existe demanda não atendida de 3.429 crianças na faixa etária de creche. Para isto, a Secretaria planeja a construção de 12 creches, 2 com capacidade para atender 150 crianças e o restante com capacidade para 250 crianças, além de uma a ser construída pela Construtora Pacaembu dentro do Loteamento Vida Nova. Em 2017, o objetivo é incluir nas leis orçamentárias a rubrica de dotação orçamentária correspondente.

Ribeirão Preto historicamente aplica mais que os 25% do orçamento, previstos em lei, na Educação, e segundo levantamento da Secretaria, este patamar precisa ser mantido e aumentado para suprir a demanda de vagas.

A secretária citou o envolvimento da vereadora Gláucia Berenice no projeto para criação de uma escola sustentável na Fazenda da Barra, inclusive para que possa, após conclusão do projeto, partir para a fase de captação de recursos.

Suely Vilela propôs reunir-se com a Comissão e apresentar os projetos de lei do Executivo na área da Educação, para discuti-los e receber sugestões.